Opinião: Há uma manutenção e operação confiável na CPTM? Ou só para supérfluos?

Desde o início da administração da Companhia Paulista de  Trens Metropolitanos - CPTM, nesses últimos 25 anos ocorreram varias modernizações, porém ainda a alguns aspectos que a companhia precisa melhorar, já que atua com uma estrutura superficial, tentando esconder seus problemas ao invés de solucionar de uma vez por todas.

Foto: Mario Lucas Musial / Rede Noticiando
Não é de hoje que os passageiros que são dependentes do transporte sobre trilhos sofrem todos os dias para se locomover, aqui traremos alguns aspectos que preocupam a todos, mas poucos tem hombridade de abordar. Muito mais que segurança pública, será que há segurança nas dependências da companhia ou nos trens?

Devido algumas ocorrências como trens que descarrilam, os que pegam fogo, falha de energia,  falha de equipamento de via e a falha oculta (aquela que eles não admitem que aconteceram), todos esses problemas se situam devido a falta de manutenção preventiva e corretiva, vias irregulares, trilhos vencidos e partidos, trens que imploram por aposentadoria e estações precárias com falta de acessibilidade. 

Quem nunca precisou utilizar o trem para ir ao trabalho, resolver algum problema pessoal, ir a uma consulta médica ou até mesmo ir ao lazer e se deparou com uma ocorrência durante o trajeto que ocasionou algum tipo de desconforto, atraso por conta de alguma falha ou  por falta de transparência  da CPTM? Sim, transparência já que acontecem as falhas ocultas e como isso não é comunicado aos passageiros o motivo da lentidão ou demora nos trens nas plataformas, frisando que a operação está normal, o que acaba gerando um descaso com o usuário do sistema. 

Atualmente a passagem é R$ 3,80 - o que já não é considerado barato - esse valor tem que trazer ao passageiro a garantia de no minimo segurança, conforto e brevidade, sendo que se levarmos em condição o transporte ferroviário, ele é considerado umas das melhores alternativas do mundo, mas infelizmente não é o que se passa no estado de São Paulo. 

Contratos que demoram para serem firmados, editais de longa data que não são publicados, manutenções que demoram meses para serem executadas, como por exemplo a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa ou a estação Itaquaquecetuba na Linha 12-Safira que há meses aguardam manutenção em seus abrigos e com isso ficam à mercê da chuva já que o local que poderiam abrigá-los estão cheios de buracos.

Infelizmente hoje, a CPTM prefere investir em outros recursos, impedem pessoas de fotografar trens ou estações, mesmo que seja por turismo ou hobby, mas instalar acessórios supérfluos como os carregadores USB que foram entregues recentemente ao lado dos bancos nas estações que inclusive, são alvo fáceis de vândalos ; não que isso não seja importante, porém a prioridade é garantir a segurança durante o trajeto. Esses materiais e o marketing seriam muito mais aproveitados e de melhor utilização se todos os itens que são deixados de lado fossem prioridade e funcionassem. 

Infelizmente a companhia tapa os olhos para as necessidades em prol de manter o supérfluo.  Não serão esses itens que farão que aconteça à diminuição na quantidade de ocorrências diárias que geram transtornos e atrasos, porém deixar que a circulação seja "esquecida" é um descaso aos passageiros da CPTM.

Esperamos que esse quadro seja revertido, e que não tenhamos que noticiar mais um descarrilamento ou algo pior nos trilhos paulistanos.

A CPTM só precisa ponderar e priorizar os itens básicos como as calhas, trocar trilhos e garantir a segurança no ir e vir de todos nós, pois dinheiro tem, afinal, se não tivessem não estariam  investindo em carregadores USB. 

Texto: Mario Musial
Edição: Dayane Priscila e Willyara Amorim.

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