Prefeitura de SP divulga anúncio de edital para concessão do transporte público coletivo

 Edital será por tipo de menor valor de tarifa; Prefeitura quer reformular sistemas de linhas de ônibus entre bairros e os de grande porte, que levam da periferia ao Centro.

Caio Mondego da Viação Cidade Dutra - Imagem: Carlos Eduardo
Foi publicado na última sexta-feira 20 no Diário Oficial através da Secretaria de Mobilidade e Transportes o anúncio da licitação para concessão dos serviços de transporte coletivo público sobre ônibus em SP. O anúncio refere-se ao prazo para que as empresas interessadas apresentem os documentos e a proposta, em uma fase que antecede a licitação e que se avalia, ainda, se elas podem contratar com a administração pública.

Segundo a secretaria, a previsão é a de que o edital seja publicado na próxima semana, tendo em vista que alguns contatos em vigor estão em fase emergencial. O anúncio avisa que a concessão será pelo tipo de concorrência, do tipo menor valor da Tarifa de Remuneração Ofertada (chamada de TO).

As concessões serão: 1) para o “Grupo Estrutural”, como são chamados os ônibus de médio e grande porte, articulados, e que fazem o transporte de passageiros do Centro para os bairros; 2) para o “Grupo Local de Articulação Regional”, como são chamadas as linhas regionais e entre bairros mais afastados, e que são feitas por ônibus de menor porte e 3), para o "Grupo local de distribuição", que envolve as linhas locais.

O Grupo Estrutural possui 8 lotes diferentes, Grupo Local de Articulação Regional é dividido em dez lotes de serviços e o Grupo Local de Distribuição, em 13 lotes. como micro-ônibus. A Prefeitura pretende reformular a organização das linhas de ônibus, que serão oficializadas por meio do edital.

 

Proposta


Segundo a SMT a ideia é que a nova rede seja implantada 6 meses após a assinatura dos novos contratos e que sejam concluídas em até 3 anos.

A proposta é fazer os coletivos chegarem a mais lugares e ampliar o número de assentos nos ônibus. As mudanças, incluem alterações de itinerários e unificação de rotas, porém, propõe o corte de cerca de 149 linhas.

Ainda não foi devido se uma empresa poderá disputar na licitação por lotes diferentes, caso que ocorre atualmente como a empresa Viação Itaim Paulista - VIP que atua no lote 3 Nordeste e 7 Sudoeste. Vale lembrar que a divisão por lote são divididas as áreas da capital pelas quais os ônibus de transporte público trafegam. Informações adicionais serão publicadas no edital da licitação.

As empresas interessadas em participarem da licitação para o Grupo Estrutural devem entregar os envelopes da proposta comercial e de habilitação de documentos até 11 de junho de 2018. Já as interessadas em participar da competição pelas linhas de bairros, o Grupo Local de Articulação Regional, devem entregar as propostas até 12 de junho. Já os envelopes para o Grupo Local de Distribuição devem ser entregues até 13 de junho.

Nova Rede 

No site da SPTrans é possível conferir a proposta da nova rede de ônibus, basta acessar http://www.sptrans.com.br/novarede/ e verificar as alterações que estão dívidas por área.

A SPTrans ressalta que segue aberta ao diálogo com a sociedade com o objetivo de construir um Sistema mais eficiente, confiável e confortável.

Eventuais mudanças em linhas serão implantadas, de forma gradual, a partir de 6 meses da assinatura dos novos contratos, com prazo para conclusão de 3 anos.

Para esclarecimentos, dúvidas ou sugestões sobre a rede atual, escreva para: comunidade@sptrans.com.br.

Rede Noticiando

0 Comentario "Prefeitura de SP divulga anúncio de edital para concessão do transporte público coletivo "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial