Governo planeja fazer licitação para aquisição de novos trens para linha 10- Turquesa, mas não há data definida

A linha que liga a estação Brás a Rio Grande da Serra é a que mais apresenta problemas na questão de falha com trens. 

Trem série 2100 - Foto de Mario Lucas Musial
A linha 10- Turquesa constantemente aparece em noticiários e reportagens por causa de falhas operacionais, que em sua maioria ocorrem nos trens. A maior parte de sua frota é composta por trens da série 2100, mais conhecido como trem espanhol, fabricado pela CAF entre os anos de 1974 e 1977.

Tendo em vista os diversos problemas, alguns inclusive apresentaram registros de incêndio devido a falhas técnicas, associado a falta de manutenção preventiva, devem ser gradativamente substituídos, o grande problema é que não há data definida.

Na última sexta-feira 6, durante à cerimônia de entrega de quatro novas estações da linha 15- Prata do monotrilho, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a CPTM estuda abrir uma licitação para a compra de novos trens para a ligação entre o ABC e a capital paulista.

Em entrevista a Adamo Bazani do Diário do Transporte, Clodoaldo Pelissioni disse - “Nós vamos entregar mais 28 trens até o fim do ano, especialmente para a linha 7 Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí), onde havia os trens mais antigos, e para a linha 11 Coral (Estudantes – Luz), que é nossa linha mais movimentada. Para a linha 10 Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), a CPTM já estuda ver quantos trens são necessários para que a gente possa fazer talvez a licitação num futuro próximo. Lá são cerca de 20 trens que são necessários”

Série 2100


Em 1997, o Governo do Estado de São Paulo importou 48 composições de três carros, que eram usadas na Espanha. O curioso destes trens que operam na linha 10- Turquesa é que não foram projetados para transportes metropolitanos. As composições na Espanha por exemplo, atendiam a rotas de trens regionais em Madrid e Espanha, os carros tinham até compartimentos de bagagem, e quem é passageiro da linha, nota um conforto maior nos bancos, além do maior número do mesmo.

A série foi a adaptada para a malha da CPTM, foi inclusive a primeira grande compra da Companhia que começou a operar em 1994. A importação tinha como objetivo inicial colocar os trens no recente Expresso Leste, mas o alto índice de vandalismo fez a empresa mudar os planos e retirar os trens do local.

O trem passou ainda pela linhas A, que ligava o Brás a Francisco Morato (Atual linha 7- Rubi que tem o trecho entre Luz- Francisco Morato - Jundiaí) e na linha C, que ligava Osasco a então estação Jurubatuba (Atual linha 9- Esmeralda que tem o atual trajeto entre as estações Osasco e Grajaú). Após isso, o trem passou a operar definitivamente na então linha D, atual linha 10- Turquesa entre Brás e Rio Grande da Serra.

Rede Noticiando

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