Memórias do transporte - Estação Campo Grande

Olá amigo leitor, neste texto damos início ao Memórias do transporte, resgatando grandes histórias de peças importantes do passado que ajudou a mobilidade urbana no estado de São Paulo.

Estação Campo Grande - Foto de São Paulo Antiga


A estação de Campo Grande foi inaugurada em 1889. Era muito utilizada no passado por famílias que viviam no ABC e queriam fazer piqueniques. Desciam nessa estação e andavam pelos caminhos em volta para procurar um bom local. Às vezes, chegavam até Paranapiacaba, estação quatro quilômetros à frente e onde a ferrovia não permitia que se descesse para fazer os piqueniques. 

A inauguração da estação ferroviária do Campo Grande, em 1889 criou as condições necessárias para o extrativismo de madeira que alimentava os fornos das olarias dos núcleos coloniais de Ribeirão Pires e São Caetano do Sul; também contribuía com a produção de carvão que atendia às demandas do acelerado crescimento da capital paulista e de Santos. A estação, em Santo André, nas proximidades da Vila de Paranapiacaba, que no projeto da estrada de ferro tinha por objetivo apenas ser uma parada intermediária para o abastecimento de água para as locomotivas, foi gradativamente assumindo a função de escoar a produção de lenha e carvão. Toda essa área devastada, no passado, está hoje em franco processo de regeneração e sua história pode ser resgatada por meio do Trecho dos Carvoeiros, em aproximadamente 10km de extensão.. 

Segundo Thomas Corrêa, em 1990 ainda era uma estação com seus móveis dentro e seu chefe. Logo depois foi fechada e abandonada e foi eventualmente utilizada como parada quando havia passageiros da CPTM para embarcar ou desembarcar. Seu prédio ainda é uma das estações originais da SPR. 

Os trens metropolitanos da CPTM, a partir de novembro de 2001, somente passavam por ali nos fins de semana. Em 2002 deixaram definitivamente de ir até Paranapiacaba, parando na estação anterior de Rio Grande da Serra e retornando para a Luz. 

Parte da estação já havia desabado e a passarela estava interditada janeiro de 2007. Em 2010 um incêndio piorou a situação.

Confira abaixo o vídeo do canal Mundo Urbex





0 Comentario "Memórias do transporte - Estação Campo Grande"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial