Memórias do transporte - Fofão o ônibus de dois andares que São Paulo já teve

Serviço com ônibus de 2 andares foi descartado após inúmeras ocorrências pois viviam enroscando na rede de cabos elétricos. Atualmente São Paulo conta com um novo ônibus de 2 andares em forma de passeio turístico.

Fofão na garagem Santo Amaro da CMTC (créditos ao autor)

No dia 8 de setembro de 1987, São Paulo virou Londres. A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) colocou em circulação na cidade de São Paulo 11 unidades de ônibus de dois andares de 4,3 metros de altura. Eles circularam na linha 5111, no corredor de Santo Amaro. Em 1988, mais 26 foram adicionados à frota – dessa vez, fabricados pela Thamco Indústria e Comércio. Como os londrinos, todos os 37 foram pintados de vermelho. Em cada um deles cabiam 112 passageiros.

Fofão (créditos ao autor)

Como todo bom brasileiro, o nosso utilitário duplo ganhou um apelido: “Fofão” (devido a seus cantos arredondados). A novidade, entretanto, não passou de uma experiência do prefeito Jânio Quadros, que foi logo descartada: em 1993, os Fofões, que viviam se enroscando nos cabos de força dos trólebus, foram tirados de circulação e vendidos em leilões públicos.

Veículo de 2 andares ''Fofão'' preservado no museu do transporte/ Foto: Dayane Priscila - Rede Noticiando

Há hoje um único remanescente público do Fofão brasileiro. Ele está no  Museu do Transporte, na zona Norte de São Paulo, que fica aberto de 3ª-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Circular Turismo

Atualmente São Paulo conta com um ônibus de 2 andares que atende pelo serviço Circular Turismo onde tem capacidade para 60 pessoas, é equipado com wi fi, piso baixo e rampa para pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Os passageiros também podem baixar um aplicativo com informações exclusivas e acompanhar cada detalhe do passeio em seus smartphones. Cada passageiro recebe também um informativo impresso com o mapa do centro da cidade.

Veículo Marcopolo Volvo 2 andares do Circular Turismo / Foto: Mobilab

São 10 paradas para visitação: Parada 01: Luz, Parada 02: Mercado Municipal, Parada 03: República, Parada 04: Pacaembu, Parada 05: Paulista – MASP, Parada 06: Ibirapuera, Parada 07: Centro Cultural SP, Parada 08: Liberdade, Parada 09: Pátio do Colégio, Parada 10: Theatro Municipal de São Paulo.

O bilhete custa R$ 40 e vale por 24 horas, ou seja, o passageiro pode descer num ponto de interesse e voltar para o ônibus que passa em outro horário sem custo adicional. A passagem é adquirida dentro do próprio ônibus e o pagamento também pode ser feito por meio de cartão de débito ou crédito. O Bilhete Único não pode ser usado neste ônibus.

O cartão de R$ 40 dará direito à gratuidade em espaços culturais como no Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.

A linha de turismo conta até o momento com um ônibus de piso baixo e um veículo de dois andares híbrido da Volvo, com carroceria Marcopolo, operado pela Sambaíba Transportes, empresa que atua em linhas regulares urbanas da zona norte da capital paulista.

Informações sobre o Circular Turismo:

De segunda a sexta-feira: às 9h, 11h20 e 14h10; Aos sábados: às 8h, 10h30 e 13h30, da parada 1 – República. É possível iniciar o passeio embarcando em qualquer ponto de parada do circuito.

Aos domingos e feriados, saídas às 10h, 12h, 15h e 17h10 da parada 1 – República. Rota alternativa aos domingos. Não passa pela Avenida Paulista.

Texto adaptação: Igor Roberto - Rede Noticiando
Pesquisa: Folha de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo
Fotos: Créditos aos autores das imagens 


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