Sistema metroviário passa a contar com 83,3 quilômetros de trilhos e 73 estações
![]() |
Rede Noticiando |
Nesta sexta-feira (2) o governador Geraldo Alckmin inaugurou a estação Eucaliptos da linha 5-lilás do Metrô e um trecho de 2,9 km de vias. Com essa entrega, a rede metroviária paulista passa a contar com 83,3 quilômetros de extensão e 73 estações, atendendo a cerca de 4,5 milhões de usuários por dia.
Seguindo o padrão arquitetônico adotado nas novas estações da linha 5- Lilás, a Eucaliptos também conta com uma grande cúpula de vidro em seu acesso principal, criando um elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Esses vidros também tem a função de proteger a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando sua limpeza.
![]() |
Rede Noticiando |
O principal acesso da nova estação Eucaliptos fica na Avenida Ibirapuera em frente ao shopping Ibirapuera. No local foi possível a criação de uma praça com elementos visuais que se integram à paisagem da região, formada por grandes edifícios revestidos com vidros. Para isso, o projeto arquitetônico contemplou a construção de 11 aberturas cobertas com vidros, que levam a iluminação natural e ventilação ao nível da rua até as plataformas.
Ao todo a estação Eucaliptos tem 9.300 m² de área construída e 23,4 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos.
Totalmente acessível, a estação conta com cinco elevadores que permitem a interligação da rua com o mezanino e as plataformas, 13 escadas rolantes, piso podotátil direcional e fita antiderrapante nas escadas fixas. A nova estação irá atender cerca de 20 mil passageiros por dia.
Operação Inicial
Inicialmente o novo trecho entre as estações Brooklin e Eucaliptos vai funcionar no formato de operação assistida, de segunda-feira à sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Essa operação consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais permitindo a maturação dos equipamentos e de sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações.
![]() |
Rede Noticiando |
A operação neste formato segue o padrão internacional de abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 04h40 `a 0h, com cobrança de tarifa, como em toda rede.
Operação
A linha 5- Lilás através de um acordo de concessão será operada e administrada pelo consórcio Via Mobilidade do Grupo CCR, mesmo administrador da ViaQuatro na linha 4- Amarela.
Rede Noticiando
Muito bom agora eu quero que o governo estadual entregue o resto que falta.
ResponderExcluir