Ônibus com vagas para 4 cadeirantes atenderão Zona Sul a partir de sábado

Deficientes físicos terão mais acessibilidade em linha que fará trajeto do Jabaquara ao Centro Paralímpico.


Foto divulgação: SPTrans
A partir deste sábado (17) um ônibus com vagas para até quatro cadeirantes fará a linha entre o Jabaquara e ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo. Com isso, os frequentadores do Centro de Treinamento Paralímpico, no km 11,5 da rodovia dos Imigrantes, perto da estação Jabaquara, poderão fazer seus deslocamentos a partir do Metrô de forma mais rápida, confortável e, principalmente, segura, quando a nova linha, batizada de 605A/10 Centro Paralímpico - Metrô Jabaquara, começa a operar.

Serão dois miniônibus em operação e mais um reserva. O intervalo será de em média 15 minutos e o trajeto de 3,9 km será percorrido em cerca de 15 minutos. A demanda prevista é de 2,5 mil passageiros por dia.

Os miniônibus são do modelo Volare Access, de piso baixo total. Não haverá catracas nestes veículos. Os ônibus terão validadores e agentes de bordo além do motorista. Todas as motoristas serão mulheres.

Os veículos foram comprados pela empresa MobiBrasil. Foto divulgação: SPTrans
Atualmente, a maioria dos ônibus adaptados para cadeirantes possuem apenas uma vaga para pessoas que usam cadeira de rodas. Para acomodar mais cadeirantes, o novo ônibus não terá catraca.

A implantação será da SPTrans, órgão da Prefeitura responsável por administrar o transporte na cidade.

Ao todo serão três ônibus adaptados para quatro cadeirantes. Eles funcionarão das 5h30 às 22h30 em dias úteis. Os veículos visam auxiliar o transporte das pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, comportarão 4 cadeiras de rodas e mais 13 passageiros sentados e 19 em pé.

Espaço interno da Volare Acess com assentos para passageiros - Foto divulgação: SPTrans
Além do motorista, um outro funcionário vai operar o elevador com a rampa nos ônibus, auxiliando a entrada e saída dos cadeirantes.

Os veículos também terão lugar especial para deficiente visual e cão-guia.

Atualmente a capital tem uma frota de cerca de 14 mil veículos que atendem o transporte público. Pouco mais de 13 mil deles são acessíveis.

As informações são do G1 e adaptação do Rede Noticiando

0 Comentario "Ônibus com vagas para 4 cadeirantes atenderão Zona Sul a partir de sábado"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial