Em novo edital, prefeitura de SP não elimina os cobradores de ônibus

Em novo edital, prefeitura não cita a eliminação dos cobradores de ônibus. Acordo anterior tinha sido realizado apenas verbalmente. 

Ônibus da Viação Cidade Dura - Lilian Bernardo
A prefeitura de São Paulo destituiu de incluir na licitação dos transportes sobre ônibus a exclusão do cobrador. 

Ano passado, o então prefeito João Doria havia prometido que os profissionais seriam excluídos do sistema, porém sem formalização, a promessa não passou de apenas uma intenção. 

O plano era de que nenhum profissional fosse demitido, mas que fossem realocados para outras funções porém, o edital que deve ser lançado até a próxima semana, não aborda o assunto. Sendo apenas um acordo verbal, não há garantias que isso ocorra, vale ressaltar que o sindicato que representa a categoria informa que irá atuar pra que tal ideia não passe a frente. 

O poder público e as empresas defendem a extinção do cargo, já que apenas 5% dos passageiros pagam em dinheiro. Os números reforçam a tese de que: gastam-se 800 milhões de reais com salários de trocadores, muito mais que os 300 milhões de reais pagos em dinheiro vivo nas catracas
.
A questão divide opiniões referente a figura do cobrador, uns concordam que não há necessidade do mesmo estar no local pelo baixo número de pagamentos de tarifa em dinheiro, outros acham importante a presença do profissional tendo em vista questões como auxílio a pessoas com cadeiras de rodas, fiscalização dentro dos ônibus, entre outros. 

Atualmente, São Paulo conta com cerca de 20 mil cobradores de ônibus, que recebem em média um salário de três mil e trezentos reais segundo relatam as empresas de ônibus da capital. 

A previsão é que os profissionais, ao perderem a função de cobradores, passem a ser motoristas e assumam outras posições nas empresas onde já trabalham. Só que, de acordo com o edital da nova licitação dos ônibus de São Paulo, não há indicativo de que a ideia vá sair do papel.

A prefeitura de São Paulo até o momento não se manifestou sobre o caso. 

Rede Noticiando

0 Comentario "Em novo edital, prefeitura de SP não elimina os cobradores de ônibus"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial