Metrô de São Paulo completa 50 anos


A Companhia do Metropolitano de São Paulo, popularmente conhecida como Metrô completa 50 anos de fundação. 

Primeira frota de trens do Metrô - Frota A Imagem: Metrô de SP

O Metrô de São Paulo é um sistema de transporte metroviário que serve a cidade de São Paulo, empresa de capital misto do Estado de São Paulo, foi fundada em 24 de abril de 1968. A empresa é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação de todo o sistema de transporte metroviário na região metropolitana de São Paulo. Tendo a maior parte do seu controle acionário associada ao governo do estado, e é subordinada à Secretária dos Transportes Metropolitanos.  Porém no ano se sua fundação, a empresa era municipal, e tinha como missão planejar a primeira rede básica de Metrô da capital, utilizando dados da OD – Pesquisa de origem e destino, realizada em 1967.

Alguns meses após sua fundação começou as obras da então linha ‘’Norte-Sul’’ já que o projeto era conectar essas duas regiões, o primeiro trecho passou a operar em 14 de setembro de 1974 comercialmente entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, trecho que atendia apenas a população da região sul de SP. Em 1975, a primeira linha de Metrô alcançou seu objetivo chegando a região norte da cidade conectando a estação Jabaquara a Santana. 

No início da década de 70, a administração do Metrô passou  para o governo do estado, e em 1979 o primeiro trecho da então linha Leste-Oeste foi inaugurado entre as estações Brás e Sé. Somente em 1988 a linha foi concluída ligando Itaquera a Barra Funda.

Após a constatação da operação plena em Sé, a linha Norte-Sul passou a obedecer parada na estação, interligando os dois ramais e atendendo um grande número de passageiros.

Em 1991, foi concluído o primeiro trecho da linha 2- Verde, que era chamada de ramal Paulista, o trecho ligava as estações Paraíso e Consolação. Em 1998 após obras de expansão a linha operava entre Ana Rosa e Vila Madalena, no mesmo ano foi concluída a expansão do ramal Norte-Sul ligando Jabaquara até a nova estação Tucuruvi, sendo a conclusão desta linha.

Em 2002 foi entregue a população a linha 5-lilás, que embora tivesse sido construída pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, passou toda operação para o Metrô. O trecho entregue foi entre as estações Capão Redondo e Largo Treze.

Trem da frota P que faz parte da linha 5-Lilás - Rede Noticiando
 
Na década de 2000, duas linhas tiveram obras de prolongamento ou construção iniciadas. A linha 2- Verde ganhou novas estações sendo expandida no sentido leste, sendo inauguradas as estações  Chácara Klabin e Imigrantes em 2006, Alto do Ipiranga em 2007 e  Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente em 2010. 

A nova linha de Metrô que passou a ser construída após diversos entraves foi à linha 4- Amarela, sendo entregue apenas em 2010 o primeiro trecho que operava entre as estações Paulista e Faria, também é a primeira linha de Metrô a ser operada pela iniciativa privada via concessão.  Ao longo dos anos a linha foi expandida ligando atualmente as estações Luz ao Butantã. 

Trem ''abelhão'' que faz parte da frota da linha 4- Amarela Imagem: CCR/ViaQuatro

No final de 2010 foi assinado um termo entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado em que o Metrô assumiria o então Expresso Tiradentes, apelidado de ‘’Fura-Fila’’, porém em outro modal, hoje conhecido como monotrilho. A linha inicialmente foi identificada como extensão da linha 2- Verde, logo após foi chamada de linha 15-prata e teve em 2014 suas duas primeiras estações inauguradas sendo elas:  Vila Prudente e Oratório. Em 2018 a linha 15- Prata recebeu quatro novas estações, sendo elas: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, a expectativa é que até o final do ano mais estações venham a ser entregues.

Trem frota H que faz parte da linha 3- Vermelha - Rede Noticiando
O Metrô conta atualmente com 89,7 km de extensão distribuídos em 79 estações, 203 trens, 6 linhas, sendo 5 no formato convencional e uma de monotrilho.  Dessas 5, 3 delas seguem sendo operadas pela Companhia, uma está em fase de transição para a iniciativa privada (Linha 5-Lilás) e outra já é operada via concessão pela ViaQuatro (Linha 4- Amarela).

Expansão


Há ainda em fase de projeto e construção, outras 3 linhas sendo elas: 17- Ouro que irá ligar a estação Morumbi até o Aeroporto de Congonhas e será operada pela iniciativa privada, a linha 18- Bronze, na região do ABC que segue com entraves para início de obras, e a linha 6-Laranja que teve seu contrato rompido, a linha seria construída e operada pela iniciativa privada, porém as obras estão paralisadas.
A linha 5-lilás teve sua última estação inaugurada no início do mês, a estação Moema. A expectativa é que até o final desse semestre a linha que chegue até as estações Santa Cruz e Chácara-Klabin, interligando o ramal as linhas 1- Azul e 2- Verde, a no final do ano a última estação seja entreguem sendo ela Campo belo, que fará transferência com a linha 17- Ouro do monotrilho em construção.
Já na linha 15-prata Segundo o Secretário de Transportes Metropolitanos de SP Clodoaldo Pelissioni até junho serão abertas as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho entre as estações São Mateus e Jardim Colonial serão entregues até 2021. 

Trens do monotrilho frota M que atende a linha 15- Prata-  Imagem: Ricardo Guimarães

O Metrô de SP chega a meio século de existência, considerado um dos meios de locomoção mais confiáveis, deixa a deseja no quesito malha, considerado por muitos especialista um serviço que atende apenas a região metropolitana, o desejo de muito é que os trens da companhia possam atender cada vez mais lugares distantes, pois infelizmente a malha atual ainda é insuficiente e tornam a tarefa de deslocamento diário para muitos, estressante, demorada e cansativa.

Evento de celebração dos 50 anos de fundação


A companhia irá celebrar seus 50 anos de fundação com dia cheio de exposições e agradecimentos, e ainda os funcionários vão apresentar o seu novo uniforme, novos operadores de trens serão nomeados e a banda dos Seguranças do Metrô fará uma apresentação em conjunto a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.

Uma réplica do primeiro trem do Metrô será exposta no mezanino da estação Sé e será inaugurada a instalação do Metrô Mobilidade, uma espécie de maquete que mostra os pontos de referência da cidade de São Paulo e suas linhas de metrô subterrâneas. 


Rede Noticiando

1 Comentario "Metrô de São Paulo completa 50 anos "

  1. Uma história muito bonita, pena que manchada pela corrupção dos nossos governantes...

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