Falha de comunicação com passageiros causam transtornos no Metrô de SP

Desencontro de informações em redes sociais causou transtornos aos usuários. Metrô informa que irá corrigir problemas e que a transparência deve ser prioridade.

Estação Moema na linha lilás do Metrô - Rede Noticiando
Para os passageiros que utilizam os trens do Metrô em SP nos horários considerados de pico não é tarefa fácil, plataformas cheias, trens lotados e aquele aperto diário. Entre 6h e 9h da manhã, horário considerado de pico, basta um pequeno problema e tudo se torna um caos. Grande parte dos usuários utilizam as redes sociais para se manter informado ou buscam informações através de aplicativos que reportam o status das linhas que utilizam. 

Essa prática acabou tornando-se um problema, no dia 4 de abril, passageiros da linha 5- Lilás relatavam que nos trens e estações anunciavam falha nos equipamentos de via nas proximidades da estação Eucaliptos. Segundo informações um funcionário colocou um cartaz em uma das estações, grandes filas se formaram na estação Capão Redondo, porém a assessoria de imprensa do Metrô, o aplicativo e as redes sociais da Companhia relatavam que a operação era normal na linha que liga o extremo sul da capital paulista partindo de Capão Redondo rumo a estação Moema. Segundo o diretor de operações do Metrô, Milton Gioia, naquele dia houve uma inspeção no equipamento e o funcionário de forma equivocada colocou o cartaz sem nenhum tipo de autorização do centro de controle operacional CCO, o que tornou-se um caos para todos os passageiros. 

Outro problema ocorreu na linha 5- Lilás no dia 10 de abril, onde o novo sistema de controle dos trens sofreu pane e os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda extensão.  O diretor de operações admitiu que o novo sistema aumentou o número de falhas na linha lilás e que esse problema seria corrigido nos próximos dias. A falta de comunicação neste dia foi outro grande problema pros passageiros, a circulação chegou a ficar paralisada entre as estações Eucaliptos e Brooklin, passageiros dentro das composições relatavam toda a situação, o operador do trem informava aos usuários o que estava acontecendo, porém, o aplicativo oficial do Metrô que notifica qualquer incidente notável quando o mesmo ultrapassa seis minutos da origem na ocorrência constava "operação normal". Somente após cerca de trinta minutos após o início dos relatos dos passageiros, imagens em redes sociais, que o Metrô de SP informou a ocorrência, mas sem citar o trecho interrompido. 

Problemas em outras linhas 

Outras linhas enfrentam o mesmo problema com a falta de comunicação sobre falhas ou ocorrências nas estações ou trens, alguns passageiros tomam conhecimento do problema somente quando chegam as estações e enfrentam enormes filas ou plataformas lotadas. 

O presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô reconheceu os problemas apontados nesta matéria e ressaltou que a transparência nas informações para os passageiros devem ser prioridade. "Não temos o porquê esconder informações dos passageiros, toda e quaisquer informações solicitadas tem que ser o mais transparente possível. A gente precisa ter mais, somente o direto, onde você clica e tem a informação, para começar está bom, só que precisamos evoluir (...). Temos um problema de comunicação e precisamos corrigir isso" disse Paulo Menezes, em reunião com perfis colaborativos que reportam notícias e informações aos passageiros. 

Perfis colaborativos 

O Rede Noticiando possui dois perfis que reportam informações aos passageiros em tempo real, são eles: Metrô SP Noticiando com informações do Metrô de SP e o CPTM Noticiando, dedicado aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. Ambos são administrados por usuários comuns que informam a situação das linhas, e conta com a ajuda dos demais passageiros para não depender exclusivamente de informações vindas através das mídias sociais das companhias que sofrem com a falta de transparência e informação aos seus seguidores. 

Texto: Anderson Dantas 
Revisão: Igor Roberto I Rede Noticiando

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