Painéis serão instalados nas plataformas e linha de bloqueios das estações. Companhia diz que comunicação com o usuário tem que ser o mais transparente possível.
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Foto: Google Imagens |
Quem utiliza as Linhas do Metrô nos horários de pico já sabe que é um aperto. As plataformas e os trens ficam lotados, que muitos têm a sensação de estar dentro de uma “lata de sardinha”. E a situação só fica pior quando vêm as falhas. Isso gera um transtorno nas viagens de muitas pessoas.
E quando ocorre a falha e não é informada pelo Metrô? Muitos
recorrem aos perfis colaborativos para verificar a situação da linha e se
programarem ou procurar rotas alternativas. Apesar de não ser um canal oficial,
o Metrô SP Noticiando, que é formado por passageiros, informa em tempo real,
baseado nas informações enviadas pelos próprios passageiros, seja via Twitter,
WhatsApp e Facebook, e também quando as ocorrências são informadas oficialmente
pela Companhia.
O Metrô tem um sistema onde são informadas as ocorrências: o
aplicativo Direto do Metrô. É através desse sistema que a Companhia informa as
falhas para os passageiros que estão de fora do sistema metroviário. Mas às
vezes as ocorrências não são informadas por lá, pois são resolvidas rapidamente
e não gera declaração de ocorrências, o que deixa muitos passageiros irritados
com isso. Segundo o Diretor de Operações do Metrô Milton Gioia, todo e qualquer
tipo de ocorrência tem que ser informado para o passageiro: “ – A comunicação
com o passageiro tem que ser o mais transparente possível. As informações são
repassadas no Direto e também informadas no sistema de som das estações e nos
trens para que as pessoas possam saber o que está ocorrendo.”.
Só que para ser informado no Direto, leva-se um tempinho, mas é automático: “- Quando uma ocorrência dura em torno de 2 minutos, é emitido apenas PA (Avisos aos Passageiros) nas estações pela SSO e também nos trens pelo Operador de Trem, pois não afeta a viagem de quem ainda vai entrar na estação e isso não gera declaração no site. Quando ultrapassa desse tempo, é emitido um tempo no CCO (Centro de Controle Operacional) para saber se a ocorrência irá comprometer o carrossel e impactar a viagem de quem vai entrar na estação. Após 5 ou 6 minutos de ocorrência, a informação é colocada automaticamente no Direto e nas redes sociais para os passageiros verificarem se vão realizar a viagem ou procurar uma rota alternativa. Quando a ocorrência é mais grave, o PA é emitido direto do CCO para o sistema de som dos trens. E quando a ocorrência é resolvida, o Direto informa automaticamente a resolução, e só após é gerado a declaração no site. ”, explicou Cecília Guedes, que é chefe do Relacionamento do Metrô.
Só que para ser informado no Direto, leva-se um tempinho, mas é automático: “- Quando uma ocorrência dura em torno de 2 minutos, é emitido apenas PA (Avisos aos Passageiros) nas estações pela SSO e também nos trens pelo Operador de Trem, pois não afeta a viagem de quem ainda vai entrar na estação e isso não gera declaração no site. Quando ultrapassa desse tempo, é emitido um tempo no CCO (Centro de Controle Operacional) para saber se a ocorrência irá comprometer o carrossel e impactar a viagem de quem vai entrar na estação. Após 5 ou 6 minutos de ocorrência, a informação é colocada automaticamente no Direto e nas redes sociais para os passageiros verificarem se vão realizar a viagem ou procurar uma rota alternativa. Quando a ocorrência é mais grave, o PA é emitido direto do CCO para o sistema de som dos trens. E quando a ocorrência é resolvida, o Direto informa automaticamente a resolução, e só após é gerado a declaração no site. ”, explicou Cecília Guedes, que é chefe do Relacionamento do Metrô.
Para melhorar a comunicação com os passageiros, a Companhia
pretende instalar nas estações painéis desde a entrada até nas plataformas,
informando a situação das linhas. “- Vamos colocar nas estações painéis com as
informações do Direto, isso na linha de bloqueios, nas tvs que serão colocadas
nas plataformas e também na TV minuto, que é as que ficam dentro dos trens,
assim os passageiros ficarão mais informado do que ocorre e antes de entrar nas
estações eles vão saber se a linha está normal ou com algum tipo de ocorrência
e vão poder procurar rotas alternativas para realizar as suas viagens.” Disse
Milton.
Apesar disso, a Companhia não informou um prazo, mas tem
trabalhado para que o relacionamento seja cada vez melhor com os seus
passageiros, tanto no atendimento nas estações, como também nas redes sociais.
Texto e Edição: Anderson Dantas
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