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Foto: Alberto Lobo |
O Sistema ATC (Controle Automático do Trem) é sistema de blocos fixos responsável pela segurança, sinalização e desempenho dos trens em circulação na Operação Comercial. Podemos dividir o sistema de controle de movimentação de trens da seguinte forma:
ATP (Proteção Automática do Trem), com a função de realizar todo o processamento do código de via e evitar que o trem ultrapasse a velocidade permitida. Garante a segurança do sistema contra colisões.
ATO (Operação Automática do Trem), com a função de realizar a movimentação do trem independentemente do operador, determinando a aceleração e frenagem, também é responsável pela regulação do trem alterando seu desempenho através dos ND (nível de desempenho). Realiza também a Parada Programada do trem na estação, abertura, temporização e fechamento de portas.
ATC (Controle Automático do Trem), formado pelo ATP e ATO tem a função de permitir o funcionamento automático do trem na operação comercial;
Decodificação do Sinal de Via
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Foto: AEAMESP |
A via permanente está dividida em trechos denominados circuitos de via. Para cada circuito de via o sistema de sinalização determina um código de via seguro para o trem seguir, enviando este sinal para o trem quando este ocupa o circuito, através das antenas de código de via localizadas no truque.
Texto e edição de Alberto Lobo
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