Passageiros insatisfeitos com a limpeza e manutenção dos ônibus



No mês passado, especificamente no dia 18 de setembro, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgou os resultados das avaliações do serviço de ônibus da capital paulista, realizadas por meio do aplicativo Move Cidade, que foi lançado pela instituição em 2016. Em 10 meses, o aplicativo recebeu 1.700 contribuições dos passageiros, sendo que 972 contribuições foram referentes ao serviço de ônibus municipal gerenciado pela SPTrans.

De acordo com os dados coletados pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, os passageiros deram média 2,95 pelo serviço de ônibus da capital paulista. A maior reclamação dos passageiros se refere quanto a limpeza e a manutenção dos ônibus. Situações como lotação, fluidez no trânsito e segurança receberam notas um pouco mais altas.

O Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec, comenta a respeito dos dados: "A limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção, pois, entre as reclamações recebidas pela SPTrans, o item mais criticado é o comportamento do motorista. Essa diferença pode estar relacionada ao fato de que os usuários, em geral, se acostumam com problemas de limpeza e manutenção e só ‘lembram’ de criticar quando eles aparecem como critério de avaliação, como ocorre no MoveCidade”.

O Instituto apresentou os números do levantamento para a SPTrans, a fim de que sejam tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Os parâmetros identificados como principais queixas dos usuários podem ajudar até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras”, diz Rafael Calabria. 

“Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui.

Baixe o aplicativo Move Cidade

O aplicativo MoveCidade permite aos passageiros avaliar questões importantes do sistema de transporte público urbano: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação, entre outras questões. Além de ônibus, ele também possibilita dar nota para as condições do metrô, trens e até das ciclovias.

O aplicativo foi criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o Laboratório de Experimentação Digital e pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com o sistema Android instalado.

Reclamações na SPTrans

No site da SPTrans através do endereço http://www.sptrans.com.br/sac/solicitacoes.aspx o passageiro pode registrar reclamações e sugestões sobre o transporte público. Dentre os assuntos listados para reclamações e sugestões estão: Bilhete Único, Conduta de Trabalho, Linha e Itinerário, Manutenção e Conservação, Olho Vivo, Pontos de Parada, Portador de Mobilidade Reduzida, Terminal e Corredores, entre outros. 

Um dos defeitos do site da SPTrans é não ser totalmente responsivo para celulares, os campos para preencher as informações são melhores visualizados pelos navegadores do desktop (computador). Em uma das últimas reuniões feitas com influenciadores, a empresa disse que está trabalhando para tornar o site responsivo para celulares, mas até o momento nenhuma novidade.

Através do telefone 156 também é possível registrar reclamações e sugestões, porém por experiência própria, a maioria dos atendentes não recebe treinamento suficiente para lidar com os problemas que os passageiros relatam pelo telefone, por ser muito burocrático e demorado, melhor registrar no site da SPTrans. Lembrando que a central de atendimento do 156 é terceirizada pela Prefeitura de São Paulo e existem atendentes e atendentes, se saem bem os que procuram estudar e escutar bem o passageiro do outro lado da linha.

No ano passado a Prefeitura de São Paulo chegou a lançar um aplicativo para celular chamado SP156, porém por incrível que pareça a única opção para reclamar sobre o transporte público que aparece no aplicativo são de "veículos abandonados". O passageiro que precisar reclamar sobre outras opções é necessário acessar o site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, onde é necessário fazer um cadastro para registrar as reclamações e sugestões.

E a título de curiosidade, no site do Reclame Aqui, a SPTrans possui 1.293 reclamações, porém nenhuma delas foi respondida pela empresa.

Postagens Relacionadas :

0 Comentario "Passageiros insatisfeitos com a limpeza e manutenção dos ônibus"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial