Aumenta em SP número de mortes por atropelamento envolvendo ônibus

Secretário Avelleda afirma que nova licitação exigirá telemetria em ônibus para aumentar segurança. 

Foto: Diário do Transporte
Matéria apresentada pelo canal Globo News nesta quarta-feira, dia 15, aponta que o número de mortes por atropelamento envolvendo ônibus na cidade de São Paulo cresceu 45% de janeiro a agosto deste ano, em comparação a igual período de 2016. Foram 32 mortes, a maioria na Zona Sul da capital. Em 2016, no mesmo período, foram registradas 22 mortes.

Curiosamente, conforme o Diário do Transporte noticiou em outubro de 2016, informações da SPTrans indicavam que a quantidade de óbitos de pedestres atropelados por ônibus entre janeiro e agosto daquele ano caíra 12% na comparação com o mesmo período de 2015, quando 25 pessoas haviam morrido pelo mesmo motivo. Era o menor número de pessoas atropeladas em São Paulo desde 2011.

O canal Globo News, que obteve os dados através da Lei de Acesso à Informação, citou como caso mais recente o fato acontecido nesta terça-feira (14) à noite envolvendo uma criança de seis anos, também na Zona Sul da cidade de SP. Estevam Rodrigues da Silva estava acompanhado do pai, pedalando sua bicicleta numa calçada ao lado de uma movimentada avenida. O garoto caiu em direção à rua ao perder o equilíbrio, chocando-se com a lateral traseira de um ônibus da Linha 6078-10 (Shopping Interlagos – Cantinho do Céu) que passava rente à guia. O motorista, ao ouvir o barulho, parou para ver o que havia acontecido.

Segundo o levantamento, com dados fornecidos pela SPTrans, as mortes por atropelamento envolvendo ônibus em 2017, de janeiro a agosto, estão distribuídas da seguinte forma:

Zona Sul
12
Zona Leste
9
Zona Norte
5
Centro
4
Zona Oeste
2
Total
32

Entrevistado pelo canal de TV, o secretário de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de SP, Sérgio Avelleda, informou que o próprio pai da criança atestara que o motorista do ônibus da linha 6078-10 estava em baixa velocidade no momento do choque, “e que era inevitável o evento, diante do desequilíbrio da criança”. Mesmo assim, disse Avelleda, “o motorista ficará afastado até a conclusão de todos os procedimentos normais numa apuração administrativa, quando se decide se ele tem condições de voltar a dirigir ou se deverá ser afastado definitivamente”.

AVELLEDA PROMETE EDITAL DE LICITAÇÃO SAI ATÉ O FIM DO ANO. TELEMETRIA SERÁ OBRIGATÓRIO:

Como uma medida para aumentar a segurança, Avelleda informou que a Secretaria está implantando o sistema de telemetria em alguns ônibus da frota de São Paulo, para controlar eletronicamente o comportamento do motorista. A telemetria permite medir indicadores importantes, como aceleração, frenagem e força G, esta última como forma de calcular a velocidade que o motorista entra e sai das curvas.

Avelleda disse que nas frotas em que a telemetria foi instalada houve uma queda significativa de incidentes, citando como exemplo a queda de usuários no interior dos ônibus; verificou-se até mesmo a redução de acidentes, disse ele.

O secretário garantiu que na nova licitação do sistema de ônibus essa tecnologia será obrigatória para todos os coletivos de São Paulo.

O edital da nova licitação deverá ser publicado até o final do ano, segundo Avelleda, com a previsão de assinatura dos contratos já para o 1º semestre de 2018.

As informações são do Diário do Transporte

Postagens Relacionadas :

0 Comentario "Aumenta em SP número de mortes por atropelamento envolvendo ônibus"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial