Prefeitura prepara mudanças nas linhas de ônibus de SP a partir de 2019. A linha percorre mais de 50 km somando ida e volta.
![]() | ||||||
Linha 'Lapa-Socorro' sai da Rua Aurélia, na Lapa (Foto: Paula Paiva Paulo/G1) |
A proposta da nova licitação de ônibus de São Paulo pode reduzir em 149 o número de linhas, e o possível fim de uma delas tem causado comoção nas redes sociais. O 856R-10, que liga a Lapa, na Zona Oeste, ao Socorro, na Zona Sul, ganhou até evento de despedida no Facebook.
![]() |
Possível fim da linha 856-R já ganhou até evento de despedida no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook) |
O período de consulta pública da nova licitação terminou no dia 5 de março. Segundo a Prefeitura, as alterações que forem ser implantadas começam a ser feitas seis meses após a contratação das novas empresas, o que está previsto para junho. Ou seja, as mudanças devem começar em 2019, e têm até três anos para serem concluídas.
O primeiro ponto fica na Rua Aurélia, na Lapa. Lá, grande parte dos usuários que entram no ônibus na parte da manhã já estão na segunda ou terceira baldeação, a caminho do trabalho, como a técnica de enfermagem Maria de Fátima, de 39 anos. Ela mora em Barueri, na Grande São Paulo, e, depois de pegar um ônibus e o trem, sobe no 856-R para chegar a Perdizes.
![]() |
Linha de ônibus 856R - Lapa-Socorro é chamada de 'Transiberiana' pelos usuários (Foto: Juliana Souza/Editoria de Arte/G1) |
A preocupação com as trocas é a mesma do garçom José Henrique Rodrigues, 45 anos, já que o Bilhete Único hoje permite até quatro viagens em três horas com uma tarifa. Para ele, a mudança irá beneficiar as empresas que fazem o transporte, que podem passar a ganhar com mais viagens.
Ao longo do trajeto de ida, o coletivo passa pela Lapa, Perdizes, Pinheiros, Itaim Bibi, Santo Amaro, e chega a Capela do Socorro depois de no mínimo duas horas de trajeto, o qual percorre mais de 25 km. Alguns pontos são de grande fluxo de entrada e saída de passageiros, como na Praça Cornélia, no Largo da Batata e na Avenida Santo Amaro.
O ponto final fica na Rua Francisco Otaviano, região residencial do Socorro. Lá, diferente da Lapa, quem espera para entrar no coletivo é morador da região e reclama que essa é uma das poucas linhas que saem do local. “Todo mundo só usa essa, nós não temos outra”, disse a aposentada Eleuza Maria de Moura, de 78 anos, que está no bairro desde 1963 e usa a linha há 40 anos.
Alternativas com o fim da linha
Procurada, a São Paulo Transporte (SPTrans) informou quais serão as opções para os passageiros com o modelo proposto pela nova licitação:Lapa-Socorro:
"A proposta de reorganização da linha 856R/10 Lapa – Socorro prevê a sua integração no Terminal Pinheiros. De acordo com o modelo proposto, o atendimento será ampliado da Lapa para a Vila Iório, em uma nova linha chamada Conexão Vila Iório – Terminal Pinheiros. Em Pinheiros, os passageiros com destino à Zona Sul poderão utilizar a linha Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros. Quem, porventura, tenha como destino a região de Socorro, poderá utilizar a linha Socorro – Term. Bandeira”.
Socorro-Lapa:
Para o usuário que for sair de Capela do Socorro, A SPTrans prevê o atendimento pela linha Socorro - Term. Bandeira, que faz o mesmo percurso da 856R-10 até a região do Itaim Bibi. Este ônibus sairá da Rua Augusto Ferreira de Morais, próxima ao atual ponto final, na Rua Francisco Otaviano.
"Para a ligação com Pinheiros, os usuários vão dispor de duas linhas intituladas Term. Santo Amaro - Term. Pinheiros, porém com prefixos diferentes. Uma delas, a partir do Largo 13 de Maio, será coincidente com a linha 856R-10. Já a outra irá do Largo 13 de Maio até as imediações do Corredor ABD (Av. Roque Petroni Jr.), seguindo pela Berrini. Assim, a ligação para Pinheiros vai exigir apenas uma integração”, informou a SPTrans.
G1
0 Comentario "856R-Lapa-Socorro, a linha 'Transiberiana' de SP, pode acabar após 40 anos"
Postar um comentário