Foto: Mario Lucas Musial |
Implantado no final do ano de 2016, o "Expresso Linha 10", foi por muitos, criticado por conta de inúmeros fatores que limitam sua operação, desde horário de funcionamento até estações beneficiadas pelo serviço diferenciado na Linha 10-Turquesa, que liga a região central de São Paulo até a região do Grande ABC (Brás-Rio Grande da Serra). Esta que é o principal, mais barato e rápido método de locomoção para os moradores do ABC paulista.
Contando com horário de operação em horários de maior movimento da Linha 10-Turquesa, o "Expresso Linha 10" tem suas partidas programaras nos seguintes horários.
No pico da manhã o mesmo opera sentido capital de Santo André com destino a Tamanduateí, obedecendo parada apenas na estação São Caetano, com as suas viagens programadas para os seguintes horários: 6h, 6h30, 7h00, 7h30, 8h00, 8h30 e 9h.
Já no período da tarde a operação é sentido ABC, partindo da capital. De Tamanduateí com destino a Santo André, iniciando a prestação de serviço as 16:00, seguindo com os seguintes horários programados: 16h,16h30, 17h, 17h30, 18h, 18h30 e 19h.
Desde que o serviço foi implantado pela CPTM, a ideia da operação era contar com 1 unidade a mais na Linha, sem prejudicar a circulação dos demais trens que seguem com a operação diferenciada no horário de pico com intervalos com média de 4-6 min intercalando composições que operam somente no trecho principal da Linha (Brás-Mauá) com os que atendem totalmente a linha (Brás-Rio Grande da Serra) realizando assim, o chamado "loopin".
A
Linha 10-Turquesa conta com a terceira via (via central) entre Mooca e Santo
André, porém somente em Tamanduateí, São Caetano e Santo André a via conta com
plataforma, que disponibiliza o embarque/desembarque dos passageiros, a partir
de Santo André até Rio Grande da Serra esta terceira via deixa de existir.
Como
entre Tamanduateí e Santo André há grande fluxo de passageiros e este mesmo
trecho possui a via central, a CPTM finalmente começou a utilizá-la a seu favor
para diminuir tempo de viagem e distribuir melhor o fluxo de passageiros na
Linha 10-Turquesa.
Desde
da implantação do serviço foi somado a frota da Linha uma composição da série
3000 da fabricante SIEMENS para realizar o serviço. Composição esta, diferente
do padrão da Linha que conta exclusivamente com os trens da série 2100 da
fabricante CAF. O "famoso" trem espanhol, porém,
infelizmente não é sempre que o serviço pode contar com a série 3000, uma vez
que esta série apresenta diversos problemas desde: ar condicionado com odor e
muitas vezes inoperante, além de problemas técnicos que o próprio apresenta
constantemente. A CPTM o substitui
e opera o expresso da série 2100, ou seja , um trem que presta serviços como
trem parador, obedecendo parada em todas as estações, deixa de prestar serviços,
desta forma para poder operar no expresso, logo o trecho acaba tendo 1
composição a menos para operar.
Logo
vemos que é comum e notória, o impacto que isso causa na Linha 10-Turquesa.
Pode parecer pouco, mas 3 minutos a mais de intervalo, causa maior aglomeração
em horário de pico. Tempo esse médio, calculado pela nossa equipe, quando o
trem da série 3000 não está operando no expresso e ocorre essa adaptação na
operação, mas, de fato é melhor continuar com o trem expresso em operando do
que não ter o serviço.
Apuramos que
até hoje, 74% da operação do expresso foi feita com o série 3000, e 26 % com a
série 2100. Pode parecer insignificante, mas esse 26% já provoca um certo
transtorno para aqueles que contam com os serviços da Linha 10-Turquesa em
horário de pico.
Averiguamos
também que 87% aprovam o serviço de alguma forma. Somente 13% acham o serviço
ineficiente. Destes
87% que aprovam o serviço, pelo menos 65% acha que deveria ter o horário
estendido das 16h até as 20h.
Fato
é, poder viajar em 10 minutos de Tamanduateí a Santo André e vice versa é um
grande ganho para a população, sendo que a média os trens paradores neste mesmo
trecho demoram em torno de 15 a 18 minutos.
Sabemos
que a Linha 10-Turquesa é a que menos recebe investimentos atualmente da CPTM,
e que a previsão de novos trens e modernização é para 2020, mas o serviço do
expresso ainda está longe de ser o ideal, mesmo sendo funcional, porém já é
algo que pôde-se dizer que é um diferencial da Linha e que de certa forma traz
muitos benefícios para os usuários da Linha 10-Turquesa.
Concluímos
que os usuários entrevistados pela nossa equipe esperam que este serviço se
torne cada dia mais eficiente, pois com os dados obtidos podemos ver o grau de
satisfação está acima da média, quando comparado com outros serviços prestados
pela CPTM.
Texto
e edição: Mario Lucas Musial
Os trens quando chegam em Santo André ficam muito lentos e ao invés de 10min, pode-se chegar a 15min, empatando com o trem convencional!
ResponderExcluirA vantagem é que a probabilidade de ficar sentado é maior!