Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência terá apresentações na Estação Tatuapé do Metrô

Haverá varias atividades para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e show especial da Banda dos Segurança do Metrô. Secretaria do Transportes Metropolitanos diz que o Metrô tem todas as estações e trens acessíveis e profissionais treinados.


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é nessa quinta-feira (21). São muito os desafios que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enfrentam no dia a dia, seja no transporte ou pelas ruas da cidade.

O Metrô de São Paulo terá um evento nesta quinta-feira (21), na estação Tatuapé, linha 3-Vermelha,  a partir das 12h, com atividades voltado a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Terão atividades como dança, música, teatro, palestras de conscientização e cuidados, coral, orquestras, esportes, entre outras atrações.

O encerramento contará com o um show especial da Banda dos Seguranças do Metrô , que promete agitar o público que estiver presente no evento.

Confira abaixo a programação completa:


Acessibilidade no Metrô

São muitas as dificuldades que uma pessoa portadora de necessidades especiais enfrentam ao utilizar o transporte público em São Paulo. Acessibilidade é um direito garantido pelas leis federais 10.048/2000, 10741/2003 e 5.296/2004.

O Metrô vem adaptando as estações para tornar mais acessíveis aos passageiros, além de orientar para um embarque melhor nos trens. Segundo informações contidas no site da Companhia, o Metrô desenvolve desde o início da operação comercial, em 1974, ações no sentido de prover acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao sistema metroviário de transporte, reduzindo os obstáculos existentes nas estações, treinando e requalificando continuamente os empregados para o melhor atendimento. Em todas as estações são permitidos à entrada de cães-guias para auxiliar a pessoas que são cegas, garantido o direito dela usufruir o transporte.

Secretaria de Transportes Metropolitanos

O Metrô de São Paulo é pioneiro e referência no atendimento às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Todas as estações e trens operados pela Companhia são acessíveis e os funcionários plenamente capacitados para atender a essas pessoas. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas com deficiência são atendidas pelos funcionários e 120 mil idosos utilizam o sistema metroviário.

Os mais de 3 mil metroviários da operação recebem treinamentos anuais para prestar o melhor atendimento a todos os usuários, inclusive. Parte significativa destes necessita ser monitorada e conduzida nas dependências do Metrô. Soma-se a isso um grupo de mais de 200 Jovens Cidadãos que auxiliam nos períodos de maior fluxo. O Metrô promove o acompanhamento desses usuários com assistência direta até o embarque no trem, seguindo as orientações do procedimento e treinamento específico, de modo que na estação de desembarque tenha outro empregado para acompanhar com segurança a pessoa com deficiência até a saída da estação.

Ao todo, são 165 elevadores distribuídos por todas as estações, que também têm rampas e escadas rolantes, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Há também bloqueios (catracas) ou cancelas que permitem a passagem de cadeiras de rodas ou carrinhos de bebês. A estrutura de atendimento também dispõe de sistemas de comunicação para monitoramento no deslocamento dos usuários com deficiência, e também comunicação visual, sinalização e piso tátil, e sanitários públicos e operacionais adaptados.

Para a comunicação com os deficientes auditivos, o Metrô dispõe de mais de 400 funcionários treinados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Há também telefones públicos adaptados para pessoas surdas, deficientes em cadeiras-de-rodas e de baixa estatura, nas estações Jabaquara, Santa Cruz, Vila Mariana, Sé, Brás, Luz, Tucuruvi, Vila Madalena, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro.

Como resultado de toda essa estrutura de atendimento e acessibilidade, o Metrô foi premiado pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) neste ano de 2015. O título destacou as ações de relacionamento inclusivas da Companhia, feita com idosos e as pessoas com deficiência.

Entre as atividades sistemáticas que o Metrô desenvolve para aperfeiçoar o atendimento, estão as visitas monitoradas com pessoas idosas e parcerias com instituições de reabilitação para treinamento do deslocamento do público idoso e deficientes visuais nas estações e trens. Os idosos e PCDs têm atendimento preferencial nas linhas de bloqueio (catracas) das estações e todos os trens dispõem de assentos preferenciais, que são identificados na cor azul clara e em número acima do determinado por lei.

Texto e Edição: Anderson Alves

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