Novo Terminal Intermodal de Jundiaí vai aumentar eficiência das empresas da região no acesso ao Porto de Santos

Hoje, dia 28/11, será realizado o lançamento oficial do Terminal Intermodal de Jundiaí construído junto à linha férrea operada pela MRS Logística. O evento, que acontecerá no auditório do Paço Municipal, terá início às 9h.

Foto: MRS Logística
O Terminal Intermodal de Jundiaí ocupa uma área de 75 mil metros quadrados e terá capacidade para movimentar 70 mil TEU (unidade corresponde a um contêiner de 20 pés) por ano.

Localizado em uma das regiões mais industrializadas do país: a 30 Km de Campinas e a 50 Km de São Paulo, o terminal tem a possibilidade de receber e enviar cargas pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera e se conecta diretamente a uma das ferrovias mais produtivas do mundo, a MRS, com uma malha de 150 km até o Porto de Santos e 480 Km até os portos do Rio de Janeiro.

A operação intermodal pode beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de insumos) ou exportação (de bens acabados), localizadas em cidades próximas a Jundiaí e Campinas, como Cajamar, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itupeva, Salto, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itu, Amparo e Itatiba.

A movimentação de cargas por ferrovia no Porto de Santos tem crescido significativamente, de um total de 15,1 milhões de toneladas em 2008 para 113 milhões de toneladas em 2016 (importação e exportação). Atualmente, a participação do modal ferroviário no porto é de 27% do volume total movimentado e deve chegar a 40% nos próximos dez anos.

Somente no primeiro semestre de 2017, o volume das ferrovias no Porto de Santos cresceu 14%, se comparado ao mesmo período do ano passado. A movimentação de contêineres é um dos destaques na malha da MRS: com um aumento de 64% nos últimos três anos, o volume chegou a 79 mil TEU em 2016. Para 2017, a expectativa é de que o total chegue a 85 mil TEU.

As informações são da MRS Logística

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