CPTM precisa entrar nos trilhos

O sistema de transportes sobre trilhos é vital para o Grande ABC. Todos os dias, 370 mil passageiros são transportados pelas composições da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sendo 181,4 mil que embarcam e desembarcam nas nove paradas espalhadas por cinco cidades – Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Trem série 2100 / Mario Lucas

É gente que depende do trem para se locomover rumo ao trabalho, estudo, ou mesmo para a diversão. Entretanto, essa multidão merece respeito. Cada um que paga passagem precisa ser tratado como consumidor de um serviço importante, mas que nem sempre é realizado de forma adequada. Atrasos, superlotação e quebras são palavras repetidamente utilizadas em referência às condições encontradas pelos passageiros.

Parte deste mau atendimento se deve à idade média dos trens que percorrem os trilhos que ligam a Estação Brás, na Capital, a Rio Grande da Serra. As 25 composições que hoje operam no sistema foram fabricadas entre os anos de 1974 e 1977. E trafegam por aqui desde 1998. Antes, carregaram muitas pessoas em solo espanhol até serem compradas e reformadas pelo governo de São Paulo.

Agora, a expectativa é que nos próximos meses sejam trocadas por veículos mais novos, mas que já estão bem surrados, pois foram fabricados em 2010. O que se espera é que ofereçam um pouco mais de conforto para aqueles que todos os dias forçosamente chacoalham nos vagões.

Tomara que a mudança realmente ocorra. Que não seja como outras informações que já estamparam as páginas deste Diário, inclusive com cronograma de obras, mas que não avançaram além das promessas. Entre elas está a reforma de estações, com adequações para atender os portadores de necessidades especiais, ou a ativação da Parada Pirelli. Todas engavetadas.

Quem sabe algum dia poderemos associar o transporte ferroviário a palavras como pontualidade, respeito, modernidade e conforto. Os usuários merecem.

As informações são do Diário do Grande ABC


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