Polícia não registra como injúria racial agressão a ator negro em terminal

Delegada alega que jovem não foi ofendido verbalmente por ser negro, o que não configuraria a injúria racial. Vítima discorda e diz que atitude demonstra mais discriminação do que palavras.

Foto reprodução: TV Globo

A Polícia Civil não registrou como injúria racial o caso do ator que foi assaltado e espancado perto do Terminal Parque Dom Pedro 2º, no Centro de São Paulo, na semana passada. Diogo Cintra, de 24 anos, depôs por cerca de seis horas nesta terça-feira (21) no 1º Distrito Policial, na Sé.

“Não está configurada ainda a injúria racial”, disse a delegada Gabriela Carvalho Pereira. Segundo a policial, ao ser indagado se ouviu xingamentos relacionados ao fato de ele ser negro, ator disse que não. “Em primeiro momento, ele disse que não foi atacado por sua etnia de forma verbal.”

Vídeos obtidos com exclusividade pelo G1 e pela TV Globo mostram que Diogo foi perseguido por um agressor com um porrete e um homem com colete semelhante aos dos seguranças do terminal. Depois, foi agarrado por agressores sob os olhares dos seguranças e levado para o lado fora, onde relatou ter sido espancado.

Após sofrer as agressões, as câmeras de segurança mostram ainda que o jovem volta ao local muito machucado, quando finalmente é atendido pelos seguranças. Seis funcionários do terminal foram afastados.

O ator disse nesta terça que a ausência de palavras não descaracteriza o racismo. “Não ouvi, mas não dá para dizer que não foi racismo só porque não ouvi uma palavra agressiva. A ação também conta. E conta muito mais do que uma palavra.”

Cintra relatou que voltava de uma festa da companhia de teatro na qual trabalha quando foi abordado por dois homens pedindo que entregasse o celular e dinheiro. Como estava perto do Terminal de Ônibus, ele correu para pedir apoio aos vigilantes do local.

“Cheguei no Terminal pedindo ajuda para a vigilância e a vigilante falou: ‘Corre, sai daqui. A gente não tem como fazer nada, só corre'", disse.

O caso não deve ser encaminhado à delegacia especializada em crimes de intolerância, porque, segundo a delegada, o crime aconteceu na área do 1ºDP.

As informações são do G1

0 Comentario "Polícia não registra como injúria racial agressão a ator negro em terminal"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial