Governo de SP promete terminar obras de 22 do Metrô e CPTM no próximo ano

Secretário diz que atrasos são provocados por problemas com os consórcios contratados; helicóptero da TV Globo flagra escadas rolantes novas sem capa tomando chuva em pátio.

Foto: G1
O ano está terminando e as esperadas inaugurações do setor de transporte sobre trilhos, no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), não aconteceram, e ficaram para 2018. Muitas estão atrasadas e tiveram inaugurações adiadas.

Em 2017, apenas três novas estações foram entregues na Linha Lilás do Metrô e houve uma grande reforma na estação Engenheiro Goulart da CPTM. Agora, o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, promete que as obras de 22 estações entre as linhas do Metrô e da CPTM ficarão prontas em 2018.

Outras 28 seguirão em obras e serão entregues a partir de 2019.

Segundo o secretário, os atrasos são causados por problemas nos consórcios contratados pelo governo para fazer as obras. Os problemas envolvem, diz Pelissioni, fatores como dificuldade técnica para conseguir financiamento e cumprir prazos.

O helicóptero da TV Globo flagrou escadas rolantes novas largadas no pátio Oratório, acumulando água. Algumas já estão sem as lonas de proteção. Na quinta-feira (27), reportagem do G1 divulgou que o número de problemas nas escadas rolantes das estações da CPTM cresceu 12% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados obtidos com base na Lei de Acesso à Informação.

No Metrô, a primeira fase da Linha 4 - Amarela começou em 2004 e a segunda, em 2012. Das 11 estações previstas, quatro ainda não estão prontas. Na linha 5-Lilás, a expansão começou em 2009 e das 11 estações da linha, 7 ainda não foram entregues.

As 3 estações da linha que foram entregues estão funcionando sem as portas de segurança nas plataformas. Na estação Brooklin, o piso descolou.

Por sua vez, a expansão da Linha 2-Verde, cujos terrenos foram desapropriados em 2013, nem começou. E a Linha 6-Laranja, que vai ligar a Brasilândia ao Centro da capital e começou em 2015, está com as obras paradas há mais de um ano.

Também há atrasos nas duas linhas do monotrilho. De 2009 até hoje, só duas estações foram inauguradas. A Linha 15-Prata começou em 2009 e teve duas estações entregues (Oratório e Vila Prudente), enquanto que a Linha 17-Ouro, que começou em 2012 e deveria ter sido toda entregue para a Copa do Mundo de 2014, teve nada entregue.

Na CPTM, a linha 13-Jade, que vai chegar até o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, só teve uma estação entregue: a Engenheiro Goulart, que também faz parte da linha 12-Safira, e agora reformada.

E a expansão da Linha 9-Esmeralda, que começou em 2013 e deveria ficar pronta em 18 meses, não teve nada entregue até agora.

O secretário Clodoaldo Pelissioni diz que cobra dos contratados o cumprimento dos prazos e também aplica multas às concessionárias.

Nós temos que seguir a lei das licitações, você tem um tempo para dar publicidade, tem que contratar o menor preço, nem sempre o menor preço vem com a melhor qualidade. Nós temos que exigir as metas. Nós temos duas formas de agir quando atrasa: ou você multa ou você reincide o contrato e tem que fazer uma nova licitação, o que é evitado porque se não, tem ainda uma demora maior ainda”, afirma Pelissioni.

As informações são do G1

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