Memórias do transporte - Roosevelt

A estação do Norte foi aberta pela E. F. do Norte em 1875, ao lado da estação Brás da São Paulo Railway, onde havia baldeação com Estrada de Ferro Central do Brasil. A inauguração da ferrovia foi quase dois anos depois, em 10 de julho de 1877. Dois dias antes, havia sido inaugurada oficialmente a estação, com a presença do Imperador.

Em 1924, a então Estação do Norte, "no Braz, é ponto de embarque e desembarque para os trens mistos para o Rio de Janeiro e para os subúrbios do Norte de S. Paulo, servidos pela E. F. Central do Brasil" (Cidade de São Paulo - Guia Illustrado do Viajante, Jacintho Silva, Monteiro Lobato & C., 1924). O mesmo guia indicava que os trens de passageiros de e para o Rio de Janeiro saíam da Estação da Luz. 

Próximo ao Largo da Concórdia, o prédio dela é de estilo art déco, reconstruído por volta dos anos 40 para substituir o prédio original, de 1875, o prédio foi novamente reformado em sua parte exterior anos mais tarde.

A estação, já totalmente reformada, em 1950. | Foto: Acervo Campanhã
O nome da estação passou de Estação do Norte para Estação Roosevelt em 1945, em homenagem ao presidente americano Franklin Delano Roosevelt morto nesse ano.

Em 1979 ela foi praticamente fundida com a estação do Brás CBTU (atualmente administrada pela CPTM) e, com estação Brás da Linha 3 – vermelha do metrô.

O nome Roosevelt desapareceu, prevaleceu o nome "Estação Brás" para metrô e CPTM.

TUE série 1100 | Foto: Pseudopapel
Texto adaptação: Rede Noticiando | Estação Ferroviárias do Brasil e Pseudopapel

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