Secretário diz que governo de SP avalia assumir obras da linha 6- Laranja

Após a desistência da empresa Move SP e o fracasso na concessão das obras da futura linha 6- Laranja do Metrô, o governo de São Paulo avalia rever o modelo de concessão após a paralisação das obras, em setembro de 2016.

Foto divulgação: Mobilidade Sampa
Em entrevista concedida a jornalistas neste sábado 24, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, admitiu que, a administração estadual pode assumir as obras e só depois de concluídas passar a operação à iniciativa privada, ao invés de fazer uma concessão integral.

"Nós podemos avaliar se vamos continuar com o modelo greenfield ou em partes, ao invés de a concessionária fazer tudo, nós vamos fazer a obra. Vamos avaliar o que é mais conveniente", disse o secretário, evitando adiantar uma decisão definitiva do governo. '' É prematuro afirmar qualquer coisa', disse.

Clodoaldo Pelissioni afirmou que será possível abrir processo de caducidade da obra nos primeiros 15 dias de março, já que o prazo dado para a retomada dos trabalhos vende no dia 5 de março. O Consórcio Move SP, formado por empreiteiras investigadas na Lava Jato, tentou vender a concessão para um grupo asiático, e deve agora oficialmente abandonar o projeto.

Após o processo de caducidade, a administração fará uma auditoria na obra e irá assumir a vigilância e segurança dos canteiros, afirmou o secretário. Segundo ele, o consórcio já tinha concluído a execução de 100% do projeto básico e de 15% do projeto executivo. Além disso, o poder executivo já havia aportado R$ 694 milhões no projeto.

A linha 6- Laranja com a proposta divulgada anteriormente teria 22 trens de 6 composições, 15 estações (Ligando o bairro de Brasilândia até São Joaquim com transferência para a linha 1- Azul), 1 pátio de trens, 15,3 km de extensão chegando a transportar cerca de 633.000 passageiros por dia. 

Texto adaptação: Rede Noticiando
Fonte: Uol


0 Comentario "Secretário diz que governo de SP avalia assumir obras da linha 6- Laranja"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial